sexta-feira, 8 de maio de 2009

DESMISTIFICANDO A ESQUIZOFRENIA

Por: Larissa Forni dos Santos

Nos últimos anos os transtornos mentais têm vindo à tona através da mídia, por vários meios de comunicação. Parece que agora chegou à vez de se abordar um dos mais sérios desses transtornos: a esquizofrenia.

Na atual novela das nove, Caminhos das Índias, o ator Bruno Gagliasso interpreta um jovem que passou a ouvir vozes o insultando e instruindo a agredir outras pessoas.

A esquizofrenia é um transtorno mental importante sendo que seus sintomas mais característicos envolvem alterações no pensamento. Existem alguns subtipos de transtornos esquizofrênicos, que apresentam particularidades na manifestação dos sintomas, mas de modo geral, suas características são: alteração do pensamento e da percepção, afetos inapropriados ou embotados. A consciência e a capacidade intelectual não são necessariamente afetadas, mas podem ocorrer danos com a evolução da doença.

Para se fazer o diagnóstico de esquizofrenia, alguns critérios devem ser seguidos de acordo com a Classificação internacional de Doenças, o CID-10.  Alguns deles são:

- Seis meses de duração mínima dos sintomas

- Delírios, alucinações, discurso desorganizado

- Comportamento desorganizado ou catatônico (paralisado)

A prevalência desse transtorno na população geral fica entre 0,5 e 1,5%, sua ocorrência é indiferente entre classes sócio-econômicas e culturais, assim como entre gêneros. Seus primeiros sintomas aparecem tipicamente no final da adolescência.

Em relação a evolução do caso, ela é muito particular para cada paciente. Pode acontecer um único episódio, descartando o diagnóstico de esquizofrenia, caracterizando apenas um surto psicótico. Pode evoluir como uma doença crônica com remissão completa ou incompleta dos sintomas.

O tratamento é feito, na maioria das vezes, através de medicamentos conhecidos como antipsicóticos ou neurolépticos que, com a evolução da indústria farmacêutica, passaram a apresentar menor incidência efeitos colaterais indesejados,  melhorando muito a qualidade de vida desses pacientes. Por vezes, psicoterapia pode ser indicada, assim como acompanhamento terapêutico e participação em oficinas terapêuticas.

Como dito, a esquizofrenia pode ser considerada uma doença crônica que requer acompanhamento especializado para a melhora dos sintomas e qualidade de vida do paciente. Cabe dizer, que muitas vezes, devido ao grande impacto trazido ao ambiente familiar, os familiares também precisarão de acompanhamento profissional para pode administrar a nova rotina e entender melhor o que é essa doença, a principio, tão assustadora, mas com grande possibilidade de melhora.

2 comentários:

ligia disse...

Larissa, esta abordagem está muito elucitadiva.

Unknown disse...

Olá Ligia.

Obrigada pelo comentário e elogio.

Larissa