sexta-feira, 3 de abril de 2009

QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO


Por: Larissa Forni dos Santos

De modo geral, é muito comum associar o trabalho do psicólogo ao atendimento a pacientes com transtornos psiquiátricos, porém pouco se sabe a respeito a diversidade de campos de atuação que cabe ao profissional dessa área.

A área de atuação mais popular da psicologia é a Psicologia Clínica que tem como modelo o consultório particular. Mesmo nesse campo de atuação o psicólogo não se restringe apenas ao atendimento de pacientes com enfermidades psiquiátricas. Pensando no percurso da vida, todos nós passamos por momentos mais delicados, sem saber direito como agir, angustiados e, nesse momento, o atendimento psicológico pode ser grande auxílio, buscando entender as razões que levam ao sentimento de angústia, medo, dor, sentir-se perdido.

Sabemos que algumas circunstâncias da vida podem gerar esses sentimentos, como a perda de um ente querido, desemprego, gravidez, vestibular, adoecimento e, não apenas questões ligadas a distúrbios mentais.

Além da clínica o Psicólogo Organizacional ou do Trabalho, o RH, também é bastante conhecido. O profissional que atua nessa área além de trabalhar com recrutamento e seleção, pode fazer avaliações em empresas avaliando o clima organizacional, prepara um profissional para sua reinserção no mercado de trabalho.

Para questões mais ligadas a busca de uma profissão cabe ao Orientador Profissional, através de técnicas específicas, nortear esse cliente adolescente: em busca de uma área de formação ou adulto: em busca de uma nova carreira, ou preparação para aposentadoria.

Em relação a Psicologia da Saúde ou Hospitalar o profissional atua com questões ligadas ao adoecimento agudo ou crônico, por causas orgânicas ou psicossomáticas. Pode acompanhar não só o pacientes acometido por uma enfermidade, mas também sua família, que muitas vezes, também se encontra impactada pela questão do adoecimento.

Existe também a prática do Psicodiagnóstico, que permite ao psicólogo, usando de técnicas exclusivas de uso desse profissional e regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia (www.pol.org.br), avaliar aspectos afetivos, estruturais, funcionais e de desenvolvimento. Nesse tipo de avaliação também é possível fazer diagnóstico diferencial, ou seja, em caso de dúvida de diagnóstico é possível esclarecer algumas questões que permitam uma melhor avaliação do caso para se definir qual o tratamento mais indicado.

O Psicólogo Escolar é aquele que trata de temáticas ligadas ao processo de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, formação continuada de professores.

Assim, podemos dizer que o psicólogo acompanha sim pacientes com doenças psiquiátricas, mas não só. Ele está presente em diversos contextos em que existem pessoas, pois essa é a “matéria-prima” de seu trabalho.

Então, deve-se procurar um psicólogo quando você julgar necessário, seja por não estar satisfeito com o andamento de sua vida, acreditando que pode encontrar novas maneiras de conduzi-la, por estar passando por uma fase de sofrimento ou transições difíceis, por estar acometido por doença psiquiátrica ou física, ou mesmo para o auto-conhecimento.

Ao procurar um psicólogo fique atento se ele cumpre as exigências feitas pelos Conselhos Regionais que podem ser consultados pela internet. O do estado de São Paulo está disponível pelo link: www.crpsp.org.br e o Conselho Federal: www.pol.org.br . Esses são os órgãos competentes para fiscalizar e orientar profissionais e as pessoas em geral.

Um comentário:

Denise disse...

Oi Lari! Gostei da sua explicação.
Parabéns e Sucesso para você, Nick e Chris.